domingo, 1 de junho de 2008

Puzzle...

Cheguei...finalmente cheguei. Nem acredito. Tudo parece novo, diferente...Portugal é tão lindo e verde e azul e branco e espaçoso...


O regresso a casa - as pequenas coisas boas da vida – o meu sofá...aiiiiiiiii, como é bom um sofá confortável! Resolvi ligar a televisão (até julguei que já não o sabia fazer!), seguidamente apenas com um pequeno botão faço zapping. Rapidamente chego à conclusão de que os poucos quatro canais que tenho já são demasiados.

Tiro o som. Observo. Penso – o que é isto?


Meio ano fora de casa e nada mudou. Aliás, parece-me bem pior.



Não percebo...


O petróleo sobe de preço e lançam-se sardinhas ao chão como se não houvesse amanhã. Como crianças ricas e mimadas de um país rico e civilizado onde se bate o pé e que não tem ninguém a passar fome. A crise do sector não deveria ser, já de si um elemento importante para poupar todas as sardinhas?... Tanta gente que as comeria, mesmo do chão...Não percebo.

Mais um canal, futebol...porque não?! Bandeiras nas casas, deuses em terra e esperança no ar. Vai-se respirar futebol neste país até...



Não percebo...


Mudo de canal. PSD. A primeira mulher a ser eleita Presidente de Partido. Parabéns! Mas é tema pior que as pilhas Duracel... dura e duraaaaaaaa....


Mudo de canal. Vejo desenhos animados...rapidamente me farta.


Abro o jornal, na esperança de algo novo – ao que me atreveria a chamar de informação, talvez diferente – quiçá um pouco mais que o nosso pequeno umbigo!, que não sempre a mesma coisa – futebol, politiquices ou futebol.

Portanto,


Novidades:


– há um mês que as eleições do PSD dominam a imprensa, quase como se fossem presidenciais (da República e não de UM partido...);


- há (a) crise no país;


- ou o sermos a cauda da Europa (adoro optimismo!).


Futebol - os meninos do futebol de peito inchado lá vão representar um país que só se lembra de desporto quando o 11 vermelho se junta em campo em torno de um bola.


Aqui me confesso. Deixou-me bastante feliz que durante a minha viagem algumas (poucas) pessoas saibam o que é Portugal – Cristiano Ronaldo ou Figo. Porque não? Ao menos andamos aí na boca do mundo. Não importa que não saibam onde é Portugal ou que língua se fala, ou que conquistámos o mundo (por exemplo, Goa, Damão e Diu...), o importante de transmissão de cultura é que se divulgue o português por esse mundo (fazendo cedências no Acordo Ortográfico, quando os portugueses nem Português conseguem escrever hoje em dia...), com jornais informativos como o Record ou A Bola.

Porque não?!


Mas, a minha dúvida é...num país em crise, que reclama dos governos e de quase tudo que se mexa no mundo da política, tem ainda a capacidade para ferver com um desporto onde os meninos ganham bem mais num dia do que muitas pessoas em duas vidas...que falam de nariz empinado e pouco correm. Alguém me disse que coitadinhos correm muito e chegam a meio da vida sem poder fazer nada porque aquilo é o seu trabalho. Claro que pensei que num país perfeito como o nosso, não deveria haver mais ninguém que pudesse sofrer acidentes de trabalho, que todos tivéssemos seguro de saúde/vida ou ganhássemos muito bem.

Posteriormente surgiu-me ainda a triste ideia [de certeza para muita gente] de porque raio é que em ano de Jogos Olímpicos (acho que estou no ano certo...pelo menos ouvi, li no estrangeiro...aqui não sei bem...) ainda não vi ou ouvi uma única imagem ou palavra de apoio a todos os que nos vão representar. Somente aquela menina, cujo-nome-de-certo-todos-bem-sabemos, que vai ganhando todos os campeonatos do Mundo por onde passa...mas ainda assim fico a pensar se só temos 12 pessoas a representar Portugal ou se temos sequer desporto em Portugal... ou se estamos deveras em crise, tanto que todos os outros desportos foram extintos, ou se há informação neste país, ou se existe mundo para além de Portugal...começo a duvidar disso...e se o há devem ser ou tabu ou aliens...


Devo ser eu que não percebo o puzzle...!

_________________________________________

1 de Junho
E porque hoje é Dia de todos nós... FELIZ DIA DA CRIANÇA! =D

1 comentário:

Dulce disse...

Tadinha..!
Bem que estavas entusiasmada com o regresso..., mas chegas aqui e deparas-te com um cenário muito idêntico (senão pior!..) É como um balde de água fria...!
Resta a esperança e a tua alegria (sempre presente) para animar a malta por aqui!! ;)
Tarefa árdua... mas não impossível (especialmente quando a alma é imensaaa)!! ;)