terça-feira, 3 de junho de 2008

Anoushka Shankar

Quem não conhece esta Diva pode, eventualmente, associar o nome à irmã – Norah Jones, ou ao pai – Ravi Shankar. No entanto, a sua singularidade inverterá, por certo, este facto.

Her name may have brought her to the stage for the first time as a young girl, but it is her talent and vision that have kept her there.

E está tudo dito. Aliás, palavras para quê. Ontem [02/06/08], num CCB composto, a plateia aguardava o concerto tão esperado.

Chegou com um imenso sorriso na cara.


नमस्ते
[
Namaste] diziam as suas mãos e postura, numa delicadeza típica. Sentou-se num palco simples e sóbrio, e fez arrepiar toda uma sala logo aos primeiros acordes.

Com seis elementos em palco, numa sintonia alucinante, variando entre a melodia e um ritmo frenético de levar o público ao êxtase, o concerto foi divino. Atrever-me-ia a chamar-lhe A Jimi Hendrix da Citara – instrumento clássico indiano, de um som que penetra em todos os poros do corpo e nos invade a alma…

Ao ouvir as tablas o meu coração saltou! Senti lágrimas a escorrer pela face que não consegui controlar! Lembrei os concertos que assisti – fui transportada novamente para uma Índia colorida – o verde das paisagens, o azul do céu, o rosa da cidade, o laranja do deserto, o castanho do pó, o roxo dos trovões, os padrões dos sarees, os camelos, os elefantes, os macacos, a arquitectura das cidades, os templos, os sorrisos, os espectáculos, o ritmo, a energia no ar, a espiritualidade, a alegria e a tristeza… transportou-nos com o seu talento, simplicidade, elegância e humildade de quem vai dar muito ao mundo.

Para mim é apenas Anoushka, de um talento espantoso que deu, no registo, um dos melhores concertos da minha vida!

Convido-vos a ouvir no seu site.

2 comentários:

Unknown disse...

Ela actua hj na opera house!

MoonnooM disse...

Tens de ir verrrr!!!!!=D
BJ