segunda-feira, 16 de junho de 2008

Leques & Gelados (e Limonada!)

Podem questionar o que têm a ver gelados e leques! Não é difícil, prometo!

Os leques têm uma vasta tradição, milenar mesmo. Segundo consta, já as antigas civilizações o usavam, desde o Egipto, à Pérsia, China, Grécia ou Roma. Chegaram à Europa entre os séculos XII e XIII vindos do Oriente, e os Portugueses trouxeram-os no século XVI, das colónias asiáticas.

Era símbolo de poder e de feminilidade.

Como toda a gente sabe, os leques são bonitos utensílios de abano. Literalmente. Neste caso, para afastar o calor.


E que tem isto a ver com gelados? Então, os gelados também servem para afastar o calor. Por que não? Verdade seja dita que são coloridos, de vários sabores, formatos, e são excelentes para o Verão (isso e limonadas! Devia juntar as limonadas aqui também! Lol). Há alguém que não goste de gelados? =’)


Portanto, temos bonitos leques e bons gelados (e limonadas!). E que tem isto em comum? Afastam o calor. Boa! Uns com a sua elegância, outros com a sua frescura. E de facto, eu gosto muito destas coisas à antiga.


A modernidade, por outro lado, traz-nos chatices. Algumas, daquelas que não incomodam nada, a não ser a quem incomodam. E não é que eu me incomode muito, mas virar gelado em pleno Verão também é chato. Digo eu.


Eu nunca gostei de ar(es) condicionado(s). Chateia(m)-me. Não é ar puro. E eu gosto de ar puro, verdade seja dita. Gosto de uma janela aberta, ar fresquinho, mesmo quando não é tão fresco no Verão (é por isso que inventaram leques, gelados e limonadas!LOL).

Há pessoas muito inteligentes no Mundo. Em Portugal há esquecidos, com certeza. Os nossos engenheiros inventam andares cujas divisões e respectivos ares condicionados, em muito condicionam a saúde às pessoas. Nem que seja porque uns estão virados para o Sol que lhes entra pela janela e onde torram qual belo dia de praia, ou porque outros não estando ao sol levam com o ar condicionado FRESQUINHO que me faz usar casaco e cachecol em plena Primavera (se bem que tinha esperança que viesse calorzinho, nem que fosse para poder sentir os meus membros enquanto trabalho neste iceberg)…Isso é que era bonito.


Mas em todo o caso, obrigada aos senhores doutores Arquitectos-Engenheiros por nos condicionarem o ar que respiramos!=P


Conclusão: a favor da Humanidade que se devolva vida aos leques, que se coma gelados e beba limonadas! Acabamos com os CFC's, poupa-se nos AntiGripine, e andamos todos felizes da Vida!=D

2 comentários:

Dulce disse...

A menina tem escrito imensooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo ;) isso é que foi um verdadeiro regresso à civilização ;)))

É impressão minha ou este post tem implícito dois recadinhos? O de não gostares de ar condicionado e teres que passar o dia nos árticos... (enquanto outros gozam de uma vista MARAVILHOSA!!) e o de estares com uma imensa vontadinha de trincar um geladinhooooooo?????
;p

MoonnooM disse...

LOLOL
Opa aqui só faltam mesmo os Pinguins...também são fofos! Há que ver algo mais que elefantes!LOLOL
Mas não é recadinho, achei piada à minha analogia! isto porque na India uma amiga japonesa deu-me um leque, e anda lá para casa e lembrei-me que as coisas já não são como antigamente! Mas sim, se não morrer de pneunomia fico feliz! lololol
E gelado, qual implícito!!! Anda lá mas é pos lados do Ártico que vamos ali para os Trópicos, de óculos de sol e gelados venham eles!!!;) lolol

Vamos trabalhar...LOLOL
BEijinhoooo queridinha!!!(L)