domingo, 29 de junho de 2008

Mundo ao Contrário



Gostos não se discutem!

É uma verdade. No entanto, este fim-de-semana, houve algumas notícias que lá puseram a minha mente a girar.

É que eu nem sou velha, mas sinceramente esta nova geração assusta-me. Mesmo!

Dois temas: Tokyo Hotel – o fenómeno Andrógeno; Miss Bimbo – a Sociedade da Futilidade.

No meu tempo, isto não havia. Aliás, ainda sou do tempo em que se brincava com bonecas, em que se brincava na rua sem que os pais se preocupassem que, ao comer terra, fazer sopa com pedrinhas, ervas e lama, nós [crianças] pudéssemos morrer. Também sou do tempo de brincar com jogos educativos, com ‘O Sabichão’, com o ‘4 em Linha’, com o ‘Quem é Quem?‘, com a ‘Batalha Naval’, ou Puzzles, ou até mesmo a melhor invenção de sempre depois da ‘luz’ – o Super Mário para a Nintendo! Ahahahah

Mas como já dizia o poeta ‘Mudam-se os tempos, mudam-se as Vontades’. Para melhor?

As tecnologias são hoje um bem indispensável. A Internet tornou-se o veículo mais rápido do conhecimento, para o bem e para o mal, sendo um instrumento novo de Educação. As notícias voam, a informação existe nos mais variados campos, temos acesso a tudo em pouco tempo.

O brincar na rua, com piões, à macaca, saltar à corda, jogar futebol, andar de bicicleta é relegado para segundo plano. O grande ecrã [televisão] ou o pequeno ecrã [computador] dominam a vida da nossa juventude.

Este fim-de-semana, como referi, houve dois assuntos que me levaram a pensar “que cúmulo!”.

Primeiro, o concerto dos Tokyo Hotel. Vá-se lá perceber este fenómeno andrógeno! A coisa mais parecida com isto só Placebo [que me lembre assim de repente], mas verdade seja dita o Sr. Brian Molko já é bem crescidinho para saber o que é. Que o vocalista dos Tokyo Hotel seja uma figura a admirar por milhões de jovens [rapazes e raparigas], é que já não entendo!

Mas são gostos e estes não discuto.

No meu tempo gostava-se de Backstreet Boys. Lá que desse em loucura, tudo bem. Os meninos eram engraçadinhos. Nunca fui a um concerto deles, e não morri por causa disso. Mas há uma nova onda punk/gótica/qualquer coisa! Que os pais achem normal que se durma ao relento para assistir a um concerto com a suposta desculpa de que ‘estão na idade’, não acho normal! Que andem pintados e vestidos de preto, é normal? Uma nova moda? Eu cá tinha sido deserdada, no mínimo! LOL

Mas um outro exemplo, do preto para o rosa é a Miss Bimbo. A pseudo “Educação” dos 7 aos 17 começa com dinheiro e termina com a futilidade. As crianças juntam-se em grupos para criar aquilo que será a ‘mulher perfeita’? Por entre silicone, magreza e euros. Yupi…

Que fazemos nós para ajudar? Por entre Morangóides, Telejornais da treta, telenovelas e facilitismo educacional, vejo muito pouco para se educar…

Que geração é esta? Não sei…

Por acaso preocupa-me que as crianças estejam a crescer demasiado depressa, que lhes façam as vontades demasiado depressa, que tenham tudo demasiado depressa…o pior é que a vida não nos faz as vontades demasiado depressa. Para onde se caminha?

Para mim, o mundo está virado ao contrário.

Sem comentários: