sexta-feira, 13 de junho de 2008

Fernando Pessoa :: 120 Anos


http://www.ehu.es/~uppbacol/Pessoa.jpg

Fernando António Nogueira Pessoa, de seu nome. Nascido a 13 de Junho, em 1988.

Comemora-se os 120 anos do nascimento do nosso poeta Pessoa. Um poeta «fingidor» que encerra em si mesmo vários génios, desde o Caeiro-Guardador de Rebanhos que diz que «há metafísica bastante em não pensar em nada», ao Reis que nos diz que para sermos grandes apenas precisamos ser inteiros, a Campos que «nada o prende a nada».

Mas eu prendo-me na sua poesia que encerra um mundo, os seus mundos e universos numa escrita tantas vezes simples como artilhada de intensidade, de uma complexidade extraordinária.

«Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
(...)
Quanto mais eu sinta, quanto mais eu sinta como várias
pessoas,
Quanto mais personalidade eu tiver,
Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver,
Quanto mais simultaneamente sentir com todas elas,
Quanto mais unificadamente diverso, dispersamente
atento,
Estiver, sentir, viver, for,
Mais possuirei a existência total do Universo,
Mais completo serei pelo espaço inteiro fora. (...)»
- Álvaro de Campos

Que se fale e escreva sobre ele, para não esquecermos a preciosidade da nossa História, da nossa Cultura, da nossa Língua. =)

Sem comentários: