terça-feira, 29 de agosto de 2006

A Clonagem Humana



Este país à beira-mar plantado, paraíso de muitos séculos de história, Nação de aventureiros e poetas...a que chamamos de Portugal!
Todos nós já ouvimos falar de clonagem...todos conhecemos a ovelha Dolly. Todos temos, mais ou menos, uma ideia, uma opinião minimamente formada relativamente a isto. MAS...não se iludam, não venho falar cientificamente...pelo contrário, venho por este meio, escrever puramente no senso-comum. Todavia não é sobre este tipo de clonagem, mas sim sobre outro tipo de clonagem humana que, em Portugal tem surgido de rompante. Do qual poucos falam, mas que salta à vista de todos.
Somos um país de imensas qualidades, de imenso valor, de imensa história, de imensa cultura, mas...somos pequeninos.
Infelizmente, no meu ponto de vista, esta pequenez repercute-se muitas vezes na nossa maneira de pensar e agir. Muitas vezes somos considerado como um povo entre o depressivo e o deixa-andar, por cá existe de tudo. Não sei se dá vontade de chorar ou chorar a rir!
Lembro-me há uns anos, aquando do Big Brother, este concurso televisivo surgiu mencionado em livros escolares, tal era o fenómeno de audiências que, já que os portugueses pouco ou nada leêm, mais vale chamar a atenção dos alunos para o estudo através de algo que lhes chame a atenção (redundância propositada!). Isto, se bem me lembro, mais ou menos na mesma altura em que queriam retirar Camões do ensino...já agora podíamos introduzir a escritora Margarida Rebelo Pinto como objecto de estudo, sendo uma das mais conceituadas autoras, uma best-seller em Portugal, pouca ou nenhuma diferença fará que se autoplagie, certo?! Ahhhh esperem...há pouco referi Portugal como um país de muita cultura, pelo desculpa pelo sarcasmo então!
Continuando, e não querendo ofender ninguém, como é óbvio...Portugal, como todos nós sabemos, tem um grande incentivo à cultura. Tanto que o nosso orçamento para a Educação decresce anualmente, que se encerram escolas, que existem milhares de cursos que dão exactamente para Nada...tanto que se ouve há anos os debates sobre os downloads de músicas que prejudicam gravemente os compositores, grupos musicais ou os cantores...tanto que os livros estão cada vez mais caros, mas é com muita surpresa que se assiste aos números que remetem os portugueses para os que menos leêm. Mas será que alguém se lembrou que talvez o decréscimo anual de vendas de cd's e livros não se deva ao desinteresse geral, mas ao facto de a cultura estar cada vez mais cara?! E isso, não é culpa de Todos os portugueses, por certo!

Novamente...continuando...

O problema da nossa pequeneza passa pelo facto de, por exemplo, a nossa televisão [refiro-me aos 4 canais], na minha modesta opinião, regredir a olhos vistos. Temos uma estação privada que em nome do catolicismo começa a emitir para o povo português. No entanto, passados uns anos, exibe sim violência quase pornográfica que tem o seu interesse como é óbvio. Sobretudo para um povo que aparece na revista internacional Time por motivos de força maior ocorridos em Bragança...isto vem ajudar. Claro! Temos outro canal ainda que planta jardins por esse país fora, com flores belas que animam as crianças e quase as transformam em robôs programados para cantar todas as músicas, dançar todas as coreografias e fazer o bem como se vê na televisão. Mas continua por aí...porque não basta os pais não discernirem entre ficção e realidade há que dar espectáculos por esse país fora, nas terreolas que não vêm no mapa, mas que faz as crianças felizes. Claro...e isto nem é marketing do mais fraco possível!! Fazer lavagens cerebrais a crianças que mal sabem escrever mas que sabem cantar na perfeição (ahhh esperem...isto é suposto ser bom para o desenvolvimento certo?! Peço desculpa novamente!), e que se vestem iguais umas às outras!!! Repito...que se vestem iguais umas às outras...(é suposto ser normal?!!?)
É isto que eu chamo de verdadeira clonagem humana!
Para mim, isto é que é verdadeiramente preocupante! E que acontece com quase tudo que se torna moda em Portugal... seja com o Noddy (e no carnaval andava tudo vestido de igual, tanto pequenos como graúdos, parecia que tínhamos sido atacados por um virús qualquer...), seja Chantilly&Morangos, seja Belas&Flores...you name it!!
A verdade, na minha opinião, é que enquanto que nos países desenvolvidos se promove a cultura nas suas mais variadas formas: seja dança, arte, música, literatura..., a educação, os desportos (para além do futebol!)...
....nos países em vias de desenvolvimento, observamos uma cultura de massas caótica, desinteressada, igual. Não sei o que é pior...não ter cultura nenhuma, ou ter e ninguém querer saber dela para nada!!
O que mais me choca é que continuemos a nos conformar com este tipo de clonagem humana em detrimento do incentivo à originalidade, à criatividade, à forma mais elementar de ser ser humano que é ser ele mesmo e não igual a outro.

Estarei assim tão errada?!



1 comentário:

João disse...

Ai k parva, ñ gostx da Floribella,s calhar tb ñ gostx dus DZRT!Devs pensar kés mt crexida!

Que tal? Faltou referires a reformulação da forma escrita da língua portuguesa ;)

Uma cultura vasta não significa necessariamente uma percepção cultural por parte dos seus membros - basta ver a quantidade de portugueses que não sabem o significado de alguns dos acontecimentos mais importantes da nossa história ou que não sabem usar a língua.

Em Portugal nota-se uma certa atitude de "vive e deixa viver" o que abre caminho a que cada um perca as suas referências e se reveja nas idiotices que citaste - porque motivo fica um milhão de putos hipnotizado por uma telenovela que mais parece um monte de tintas florescentes ilustrado por actores de meia-tigela com 25 anos que desempenham papéis de adolescentes?