sábado, 19 de agosto de 2006

Bookcrossing



Nas férias todos temos (ou devíamos...) aqueles momentos de relaxamento em que, na praia, no campo, em casa, nos colocamos perante um livro para deixar fluir a imaginação, para nos actualizarmos à realidade, para romancearmos... os livros têm esse poder de nos levar para sítios longínquos, onde estamos nós e as letras, nós e nós mesmos...abstraídos do ruído que nos rodeia, da paisagem à nossa volta...
Foi também nas férias que me deparei com um artigo de algo que já tinha ouvido falar por alto... o Bookcrossing!
E o que é o Bookcrossing? «O Bookcrossing é um clube de livros global, que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros gostam tanto de livros que não se importam de se separar deles, libertando-os, para que possam ser encontrados por outros.
O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca.»
[http://www.bookcrossing-portugal.com/index.html]
Quando tive em Madrid, o Leigh, um australiano deu-me um livro que tinha acabado de ler...fiquei reticente, porque um livro é sempre uma coisa pessoal, nunca se sabe quando o podemos querer ler novamente...mas aceitei.
Ao deparar-me com este artigo relativo ao bookcrossing não pude deixar de relembrar aquele episódio. O bookcrossing será, então, quase como um caça ao tesouro global que envolve livros. Mas isto é tão importante quanto um real tesouro...largarmos por aí algo nosso que poderá regressar às nossas mãos ou não, ou pensar que poderá dar a volta ao mundo é fascinante! No site falam mesmo em destino! Curioso...e verdadeiro. Num determinado ponto da cidade, do país, do mundo...alguém poderá ler um livro que nos é querido, com o qual aprendemos algo e queremos partilhar, no qual fizemos algum tipo de comentário que poderá inspirar alguém...os livros têm esse poder! São eternos. As palavras, na sua efemeridade, ficam registadas, timbradas num pedaço de papel, que num determinado momento, num determinado ponto poderá fazer a diferença. Será, portanto, uma aventura a que os bookcrossers se propõem!
A quem tiver interesse aconselho:
Agora é só seguir a aventura...o destino...karma...o que lhe quiserem chamar. ;)
*Carpe Diem*

Sem comentários: