quinta-feira, 10 de julho de 2008

Tropa de Elite





Dezembro 2007 ..BOPE...era palavra de ordem...

Não sabia o que era, não fazia ideia. Ouvia falar. Ouvia que os brasileiros já tinham visto imensas vezes (ia em 15, última contagem). Sabem todas as deixas, cantam as músicas e levam todo o pessoal a descobrir este Brasil escondido tantas vezes descoberto, muitas vezes ignorado, mas sempre amado.

A música transporta-me. Nostalgia pura e dura. Nada mais que Índia. Não há cá Brasil. Há ruas de Delhi, viagem para Mumbai, chegada a Goa...e a música continua aos altos berros nas colunas que o Daniel coloca no telemóvel. =)


O filme...Goa e Brasil. Depois de uma noite de comes e bebes os meus muy queridos brasileirinhos convidam-me para com eles ver o 'famoso' filme (e o Walter ia para o seu 19º visionamento!). Lá nos juntamos todos em frente ao computador num pequeno colchão num terraço (aquilo a que chamámos 'quarto' lol) em Anjuna Beach (Goa - Índia). Colunas em volume alto. Ligadas as legendas em português (sim porque o calão é cerrado...) lá começou a aventura.


Gostei! Sobretudo da explicação e informação priveligiada que ia recebendo. Gostei das risadas cada vez que acertavam nas deixas dos 'palavrões', quando sabiam a próxima acção, o nome do protagonista, os acessórios que ia usar ou quando usavam do seu 'conhecimento prévio' para me preparar para o 'pior'![um bocadito violento,pronto!lol), gostei da realização de José Padilha, gostei da história contada crua e simplesmente, relatos de uma situação real. Solução? Dificil. Muito mesmo!

Gostei que o filme continuasse a ser visto vezes e vezes sem conta em Jaipur, qual legado BOPEano... =)

O que vos digo, é que vale a pena!

Todos ao cinema!=)

3 comentários:

Dulce disse...

Com legendas, Claudinha?! ;p
Há que treinar para o Acordo Ortográfico...! LOL :$

Também recomendo o filme, que incita à reflexão e mostra sem pudor a faceta da Cidade Maravilhosa que teimamos ignorar...

E já agora, recomendo a leitura:

http://lodonocais.blogspot.com/2008/05/pega-um-pega-geral-tambm-vai-pegar-voc.html

MoonnooM disse...

Siiimmm, teve de ser! Um computador não é uma sala de cinema, e eles próprios veêm legendas! Também vi com legendas em Inglês...não presta! Não sabem dizer as asneiras, perde a piada! lolol
Vi o post no Lodo, assim que vir novamente o filme, faço uma parte II do tropa e revemos novamente o problema por detrás do filme!=)
Beijinhoooo

Teresa Alves disse...

É verdade Claudinha... Um Brasil que mais me lembra India!

Eu já não posso dizer Goa pq bem tentei ver filme mas o ser humano não aguenta tudo hahaha (nem me lembrava q tinha legenda em português nesse dia :p)

Eu trouxe no DVD q o Leo gravou, hei-de rever outra vez nesses dias de descanso e nostalgia ;)