sexta-feira, 18 de julho de 2008

Arte!


Olivia Palito (@ Museu Efémero)

Arte.

O que é Arte? Existirá alguma definição? Algum consenso?

Nasce. Transforma-se. Evolui. Gosta-se. Admira-se. Odeia-se. Passa-se ao lado.

Arte tão diferente e variada. Tão distinta como peculiar. O mundo, vários mundos. Anseios. Alegrias. Medo. Fantasia. Imaginação. Criatividade. Do rolo à Digital. Da Escultura a Origami. De Canto Lírico a Hardcore. De Primeiros Rabiscos a Poesia. De Rabiscos a Televisão. De Preto e Branco a Internet. De Pinturas Rupestres a Graffiti. De Cartoons a Stencil. Arte.

Gosto de Arte(s)! Gosto. Gosto de Arte, dos Artistas. Gosto. Admiro!

Por 'graffiti' entendo (para mim!) uma obra realizada em rua (ou não) que, para além de manifestação de mensagem ou imagem provoca, num determinado espaço, uma explosão de cor. Aqui, incluo, 'obras de arte' que podemos ver um pouco por toda a cidade. Quem nunca olhou para os murais perto das Amoreiras. Quem nunca viu por aí faces, assinaturas, pensamentos, colocados em latas, transmitidos por micro-salpicos para uma qualquer parede? Quem nunca ouviu falar, mas que por certo conhece, a doçura de Maria Imaginário, por exemplo?!

(Fica um aviso, abomino os tags - 'assinaturas' (a preto, cores ou 'algo') - que considero vandanlismo, tal qual cães que urinam para marcar terreno!)

Gosto dos stencils espalhados por Lisboa. Gosto. Enchem espaços (muitas vezes já vandalizados...) com pormenores. Já pararam para os observar?

A Le Cool tinha, na sua edição de 17 Julho, publicidade ao Museu Efémero. Este despertou-me o interesse e, de facto, a arte aqui é efémera, pelo menos tanto quanto a emeferidade possa ser eterna.

Aqui vê-se o que pouca gente vê. Atenta-se nos pormenores mais em cima ou em baixo, atrás de algum caixote do lixo, nalguma portada...simplesmente algures, por aí perdidos. Dura o tempo que durar.

A Arte eterna ou efémera, arte!

1 comentário:

João disse...

Arte é um conceito abstracto que não podemos definir com exactidão mas que podemos aplicar a todas as expressões que estimulam os sentidos e que vão além da sua função - daí que o que para uma pessoa é arte, para a outra é um objecto utilitário.

E o que dizer então de expressões criadas com objectivos totalmente comerciais mas que mesmo assim demonstram valor sensorial e uma certa habilidade de quem as criou? Há quem não considere a banda desenhada ou a animação arte...há quem distinga entre "alta arte" e "baixa arte"...mas cada pessoa reage de forma diferente e nem as obras mais perfeitas conseguem ser admiradas por todos.

Já agora, se tiveres 'estômago', passa por aqui: http://plato.stanford.edu/entries/art-definition/

Ah, e sempre detestei a Olívia Palito, mais o Popeye e o idiota do Brutus...=P

PS: good to have you back :) beijinho