quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

V Portugal MUN



PORTUGAL MODEL OF UNITED NATIONS 2006: Coimbra


«O Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Relações Internacionais de Coimbra (CIPRIC) informa que, entre os dias 18 e 21 de Dezembro do presente ano, vai organizar na mais antiga Universidade do país o evento Portugal Model United Nations (MUN).

A equipa responsável pelo Portugal MUN 2006 têm a enorme honra de anunciar que a realização deste evento vai regressar à cidade na qual surgiu pela primeira vez em 2002. Assumindo a responsabilidade de realizar o V Portugal MUN é nosso objectivo agir no sentido de manter os padrões de qualidade e ambição que o evento acarreta desde a sua fundação.

O Portugal MUN é uma simulação do modelo de funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos seus diferentes organismos associados. O Portugal MUN tem como objectivos proporcionar o contacto directo com o método de procedimento deste importantíssimo palco de negociação internacional, bem como de promover o intercâmbio de ideias entre os estudantes, independentemente dos cursos e/ou dos estabelecimentos de ensino a que estes pertencem. Durante os dias em que o evento terá lugar, os temas centrais estarão relacionados com a actualidade internacional. Esses temas serão os tópicos das várias discussões a decorrer ao longo dos quatro dias.

Os estudantes do ensino superior de todo o país são convidados a formar delegações ou a participarem a título individual, para representarem um determinado país num determinado órgão internacional em acção nesta edição do Portugal MUN. Os órgãos nos quais se podem inscrever são: o Conselho de Segurança, Conselho de Direitos Humanos, o Conselho Económico e Social, o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

No decorrer das actividades, no primeiro e último dias, incluir-se-ão conferências que contarão com a presença de convidados de honra, personalidades de eminente relevância nas Relações Internacionais, possibilitando aos estudantes um contacto directo com alguns dos grandes pensadores e decisores do Sistema Político Internacional. Várias Organizações Não Governamentais marcarão também a sua presença e outras iniciativas irão ser desenvolvidas no intuito de tornar o projecto o mais próximo possível da realidade.

Saudações Académicas

CIPRIC
portugalmun2006@gmail.com »


Para mais informações: http://portugalmun2006.no.sapo.pt/


Aconselho, a todos os que possam, a participar! É uma experiência excelente, não só para melhor conhecer melhor a Organização em si e o seu funcionamento, como também para poder entender o significado de defender um país e as suas causas (mesmo que isso vá contra os nossos princípios), conhecer novas pessoas, novas ideias...enfim.


Já participei, não o vou poder fazer, mas tenho saudades... ;)

Quem puder, inscreva-se e vá até à bela cidade de Coimbra, aprenda, e divirta-se! :)

Bem Haja a Todos!

Sem comentários: