sábado, 18 de novembro de 2006

Professores canadianos autorizados a fumar marijuana no emprego

«Dois professores canadianos foram autorizados a fumar marijuana por razões médicas em salas ventiladas nas universidades onde trabalham, deixando certamente invejosos muitos dos seus alunos. Os docentes, um da universidade de Toronto e outro da de Iorque, sofrem de problemas de saúde crónicos, que podem ser aliviados com o recurso à marijuana e estão entre os 1500 canadianos autorizados a consumir esta droga por motivos terapêuticos. No entanto, para conseguirem exercer esse direito no local de trabalho, travaram uma batalha jurídica com as universidades. "Sem os medicamentos desequilibro-me, fico incapaz de realizar de forma produtiva e útil o meu trabalho", afirmou Brian MacLean, professor de criminologia da Universidade de Iorque, que sofre de uma forma severa e degenerativa de artrite. "A marijuana ajuda-me a manter a mobilidade mas também me alivia as dores, permitindo-me concentrar no trabalho." MacLean demorou três meses a convencer a universidade onde trabalha a criar uma sala para poder fumar, uma luta que Doug Hutchinson travou durante um ano. Por isso, o docente de filosofia acredita "que agora, a próxima pessoa a pedir o mesmo não demore mais de um mês" a conseguir exercer o seu direito. Brian MacLean diz que durante os três meses em que o processo se arrastou fumou charros às escondidas nos limites da universidade, uma atitude que o deixou profissionalmente vulnerável. Agora usa um vaporizador especial que lhe permite absorver, tranquilamente, numa sala, os componentes médicos da marijuana.

Desde 2001 que o uso terapêutico da marijuana é permitido no Canadá, onde a droga é cultivada pelo Governo numa mina abandonada em Flin Flon, Manitoba, vendendo-a aos doentes autorizados a 3,6 euros o grama.»

in Público, Terça-feira 14 de Novembro

http://jornal.publico.clix.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde sempre se soube que a marijuana é benéfica no tratamento de determinadas doenças... mas desconhecia que esse tratamento fosse "via charro" ou "via vaporizador"!! ...

Isto soa-me a 'capricho'...

Que diabo, não me digam que a indústria farmacêutica ainda n criou uma forma de administrar marijuana sem ser por estas vias..!!