domingo, 9 de julho de 2006

Parkour & BrainTraining

Já era altura de renovar os posts por aqui. Então para ser algo mais soft resolvi falar de temas tão diversos como desporto e entretenimento. [Porque desporto não é só futebol! Aqui deixo os Parabéns à Selecção Portuguesa pelo feito do 4º lugar visto que não alcançávamos um lugar de tão grande destaque há 40 anos. Digam o que disserem, este cantinho à beira-mar plantado teve todo o mérito de chegar onde chegou! Somos os melhores!]
O Parkour/Le Parkour/Free-Running/Free-Flow

O parkour parece ser a mais recente modalidade desportiva, urbana, radical, a surgir em Portugal. A verdade é que desde os videoclips da Madonna, até sites na Internet, e pelos vistos presente em telenovelas, o parkour pretende entrar na era da globalização e mostrar ao mundo e sobretudo a Portugal que não são (como é habitual catalogar tudo o que é novo) vândalos, lunáticos ou afins.

Esta modalidade faz uso do corpo humano para ultrapassar de forma mais rápida e directa os obstáculos que a malha urbana apresenta. «..o objectivo é sempre fluir de um modo contínuo através do meio, através de vários obstáculos.» [www.parkourpt.com]

O parkour tem uma história de pouco mais de dez anos e surge nos subúrbios de Paris, em Lisses. Foi aí que David Belle e Sebastien Foucan, os dois fundadores deste desporto começaram a praticar os seus saltos e acrobacias, ainda durante a adolescência. Entre as suas inspirações esteve o Natural Method of Physical Culture, desenvolvido pelo francês George Hébert no início do século XX, a que Belle teve acesso através do pai, um soldado francês, veterano da guerra do Vietname. Daí que a palavra parkour derive da expressão «parcours du combattant», numa referência aos percursos de obstáculos do método de Hébert.

O mais interessante para além de toda a espectacularidade presente nos saltos mais impressionantes é a própria filosofia inerente a esta modalidade. Foi isso que me chamou a atenção quando descobri pela 1ª vez a modalidade num qualquer documentário, se não estou em erro no canal 2 da televisão pública.

A filosofia presente nesta modalidade reflecte-se numa forma de relacionamento com o espaço, utilitarista e funcional. O mobiliário urbano deixa de ser um obstáculo à movimentação, passa a ser parte desta, passa a facilitá-la. Transpondo isto para o dia-a-dia, a ideia será de uma transposição de obstáculos diários, de problemas do quotidiano que, ao invés de serem remetidos ao esquecimento deverão ser analisados, e transpostos, para que se seja igualmente saudável a nível psicológico. Porquê? Porque um dos aspectos do parkour é a elevada carga psicológica porque exige a gestão e a superação do medo. Só assim se consegue a “liberdade”.

No entanto, o conceito de filosofia levou à divergência entre os autores deste desporto, sendo que Foucan desenvolveu uma abordagem ligada ao desenvolvimento pessoal e à estética do movimento, enquanto Belle enveredou por um parkour mais prático e físico.

Apesar das divergências, uma das características universais da modalidade é a liberdade. Não existem sequências pré-determinadas, cada um decide os seus movimentos, estabelece os seus caminhos.

Deixo aqui algumas fontes que, quem estiver interessado pode pesquisar mais:

* Graça, Emanuel, «Com Molas nos Pés», p.26 a 31, Notícias Maganize, 09 Julho de 2006, #737, (junto com o Diário de Notícias)
* http://www.urbanfreeflow.com/ [site britânico que se tornou uma espécie de “bíblia” para os jovens traceurs]
* http://www.parkourpt.com/ [1ª página portuguesa sobre o tema na Internet]
* http://www.parkour.com/

---------------------------------------------------------------------

Brain Training

Todos sabemos que fazer exercício físico ajuda a manter o nosso corpo em forma, mas e o que dizer sobre o nosso cérebro?

Dr. Kawashima's Brain Training: How Old Is Your Brain? é um programa de exercícios que ajuda na manutenção do nosso cérebro.

Brain Training foi desenvolvido pela Nintendo em conjunto com o conhecido neurocientista japonês Dr. Ryuta Kawashima e traduz-se numa colecção de exercícios mentais desenvolvidos especificamente para ajudar a estimular o cérebro.

No Japão, Brain Training tem sido um grande sucesso, tendo vendido mais de 2,5 milhões de cópias; o jogo teve grande aceitação junto de pessoas que normalmente não jogam vídeojogos, sendo 2/3 do total de utilizadores no Japão pessoas com 25 ou mais anos de idade. Se pensarmos que o Japão é um dos países mais desenvolvidos ao nível de ciência, vale a pena tentar! lol

Seja jogador ou não-jogador, homem ou mulher, novo ou velho - é capaz de responder à questão: "Qual a idade do seu cérebro?" Este novo jogo está disponível para a nova consola da Nintendo – a Nintendo DS. Devo admitir que gosto muito da Nintendo, e do Super Mário então… :) Qualquer semelhança com publicidade, é mesmo pura coincidência!!


Factos a saber sobre o nosso cérebro
* A melhor altura para treinar o cérebro é de manhã, quando este está mais activo.
* O nosso cérebro é composto por aproximadamente 80% de água, por isso é muito importante beber líquidos durante o dia para nos mantermos hidratados.
* O álcool faz muito mal às células cerebrais. Afecta a memória e reduz a actividade cerebral.
* A cafeína estimula o sistema nervoso central e torna o cérebro mais alerta. Porém, também causa dores de cabeça e tensão.
* O termo "massa cinzenta" refere-se ao tecido cinzento onde estão as células cerebrais, conhecidas como neurónios. Os filamentos que ligam os neurónios são chamados "massa branca".


Ao pensar - O hemisfério esquerdo está a trabalhar ligeiramente, mas o hemisfério direito está totalmente inactivo.

Ao tentar resolver problemas matemáticos difíceis - Muito embora isto exija muito esforço, o cérebro não mostra muita actividade.

Ao resolver problemas matemáticos simples rapidamente - Quando se tenta resolver problemas matemáticos simples rapidamente, muitas áreas em ambos os hemisférios cerebrais mostram actividade significativa.

Ao ler alto - quanto mais depressa se lê, mais actividade é registada.

Interessante! :)

Para quem gosta de jogos, pode ver mais em: http://www.touchgenerations.com/

1 comentário:

João disse...

Infelizmente não tenho uma DS, mas quando a Wii aparecer lá para o final deste ano vou fazer os possíveis para agarrar uma! Ah e claro que as grandes ideias em termos de jogos só podem vir da Nintendo, afinal quem é o que os reinventou ao longo dos tempos, quem foi?;)