sábado, 15 de julho de 2006

§ O Mito do Triângulo §



Conta o mito sobre a existência de um triângulo perigoso que, muitas vezes, dá azo a discussões sérias, incompreendidas ou sem sentido. O mito urbano refere ainda que, devido à sua complexidade, o triângulo [ou algum dos seus vértices] não deverá ser debatido em primeiras conversas. Pelo menos não com aquelas pessoas que não sabem ouvir, ou não querem compreender, ou porque o simples não-estar-à-vontade poderá não ajudar à expressão necessária que daí conduziria ao entendimento generalizado.

Todos nós já ouvimos falar deste mito. Verdade seja dita que já o discuti bastantes vezes, e muitas em primeiras conversas. Nesse sentido sou bastante intuitiva e se as pessoas me agradam, porque não haveremos de ser nós próprios e esquecer quaisquer estereótipos deixando, desta forma, a inteligência e verbalidade fluir na sua corrente máxima?! A troca de ideias é um caminho à sabedoria. Todos temos algo a aprender e a ensinar uns aos outros. Colocar alguém de lado pela sua aparência, por exemplo, poderá ser um dos erros crassos da nossa existência.

Mas voltando ao Mito do Triângulo.

Para mim, uma das coisas mais engraçadas é o facto de as conversas serem como as cerejas! Tal como quando pegamos numa surgem uma série delas agregadas, nas conversas também acontece o mesmo. O Triângulo parece-me que está um pouco associado a isto. Afinal que Triângulo é este?! Nada mais simples que o triângulo: Sexo - Política – Religião.
Este tema do “Triângulo” não surge por acaso.
A verdade é que nesta semana, mais precisamente na quinta-feira, cinco pessoas (que ao lerem isto, saberão quem são de certeza! lol eu estou incluída, obviamente!:p) começaram com um vértice do Triângulo – sexo (devido a algumas teorias machistas que ao contrário do que uns afirmam, ainda não estão cientificamente provadas! -desculpem mas não resisti! lolol) e, não se sabe muito bem como, fomos ter ao vértice da política porque este despoletou o tema principal que foi religião.

O engraçado é que o vértice mais importante da tarde foi mesmo religião, pelo simples facto de que, presentes, estava eu (cristã……….), uma agnóstica, uma protestante, e um filósofo…mais variado que isto não poderia ser. E foi uma conversa maravilhosa pois houve um entendimento geral (ainda que efusivo por vezes!lol), e tivemos a capacidade nos ouvir mutuamente. A curiosidade é que esta diversidade parte toda de uma mesma matriz!
As conclusões, poderão ser mais complicadas de alcançar.
[Atenção que o que a seguir se descreve não soa propriamente conclusões. Não se pretende alcançar algum tipo de dogma, mas exactamente o oposto. Ainda assim, o que poderei considerar de pontos principais serão colocados no plural para não dar a entender quem disse o quê, porque quem disse o quê, sabe aquilo que disse (lolololol). Assim se alguém tiver alguma dúvida sobre o que quer que seja, ou queira saber a minha opinião exacta, terá de me perguntar exactamente, porque a complexidade do tema exige muito mais que um ecrã!]. Discussão de alguns pontos principais:

- principais diferenças entre algumas religiões, nomeadamente o Protestantismo vs Católicos vs Muçulmanos, com alguns exemplos práticos e exemplificativos desde as Invasões e o tratamento dado, desde sempre, pelo poder clerical; a Inquisição, etc.

- instrumentalização da religião pelo poder político. Algo que está presente nos mais diversos registos históricos e que, todos nós, enquanto seres que buscam algo mais do que aquilo que simplesmente nos querem fazer crer, deviam também procurar descobrir. A religião não deve ser sinónimo de enculturamento mas sim de uma descoberta que vai ao encontro daquilo que realmente somos. Podemos mesmo pôr de parte a religião em si, para procurar em cada uma os ensinamentos que nos poderão tornar mais humanos, seres que em evolução procuram o melhor para o seu estado de plenitude e conhecimento. Somos seres, alegadamente, com livre arbítrio, pelo que as escolhas devem ser nossas. Isto implica conhecimento. Implica crítica e auto-crítica. Implica questionamento e não aceitação per si! E é sobretudo esta crítica que mais custa e mais puxa por todos nós, o que leva muitas vezes ao comodismo e aceitação que, por vezes, sabemos no nosso intimo que não faz sentido algum!;

- discriminação religiosa em Portugal. Sendo que isto todos concordámos e ficámos chocados pelo facto, por ex., de não serem concedidos benefícios fiscais a quem, ainda que se casando pelo registo civil, não tenha direito a estes por não ser Católico. Aqui inserimos o tema da política considerando que Portugal, sendo um Estado laico (lolololololololololololololololololol…desculpem, mas há coisas que têm piada!), fazer uma tão clara discriminação na “prática” quando na “teoria” a Justiça sendo cega deveria ser imparcial. PONTO!

- : para uns uma questão de lógica; para outros um sentimento que se vive e pratica diariamente; para outros algo que se sente;

- Igreja Católica. Necessita rapidamente de um ponto de viragem. Havendo noção da importância social global que tem, deveria ser ela própria mais aberta relativamente a determinados temas. Neste ponto de viragem podemos também incluir questões actuais como o celibato, preservativos, Descriminalização do aborto, participação da mulher na Igreja, ETC!….;

- fica muito por dizer…
Bottom line is…que foi uma boa conversa!!!
Longa, espiritual, séria, divertida, chocante…interessante! Trocámos pontos de vista tão diversos (Johnny boy, ainda temos que aprofundar as tuas teorias, eu sei!lol)! É bom saber que mesmo por diversos caminhos, visões tão diferentes, a sintonia (senti eu…) é um pouco a mesma…a onda é positiva! Visto que foi no âmbito de trabalho que agora já acabou, e que agora uns andam perdidos pela Ilha de Tavira, que a nossa menina pequenina foi para a Rússia, que a nossa Principesca anda a passear com o seu Cavaleiro Andante…importa relembrar os restantes que não estiveram na conversa…

O importante…o que quero que todos saibam…é que amei todas as nossas conversas! Todas as discussões…todo o entusiasmo que tivemos…todas as teorias machistas de morrer a rir (lol) que ouvi…todas as conversas sérias…todas as viagens malucas por Lisboa, por Vila de Rei…as poses…os banhos…as cascatas…o Mokambo pela manhã…o vegetarianismo à noite…os banhos na barragem…os jogos, post-it e palhaçadas…todo o nosso esforço de pontas de lança…todas as risotas, e todas aquelas lágrimas da despedida… estão no meu coração! A todos nós…MUITA E BOA SORTE!!! Venha o que vier e que venha por bem! Sejam FELIZES!!! Curtam as Férias! Aproveitem ao máximo!!! E proximamente haverá mais um(ns) jantar(es) para divertir e mais tarde recordar!!

Para sempre…Mensageiros Optimistos! ! ! :)

Sem comentários: