sábado, 27 de maio de 2006

SBSR vs RiR

Maynard @ SBSR 2006. Foto by Ricardo

Quem por algum instante ou motivo julgou que o dia 26 seria uma dor de cabeça para aqueles que gostam de concertos, estava redondíssimamente equivocado...

Dia 26 de Maio fica marcado como sendo o 2º dia do Super Bock Super Rock - SBSR (12º Edição) e o 1º do Rock in Rio (RiR).

Comecemos pelo SBSR. A verdade é que o Act 1 deu que falar, ninguém esquece as tentativas frustadas de agradar e que dão exactamente no contrário, como por ex. a vocalista dos Within Temptation que disse que "Obrigada" era a única palavra que sabia em espanhol...sem comentários! Korn e Soulfly eram também os grandes cabeças de cartaz e não desiludiram. Infelizmente não fui, mas ver o Max Cavalera com a sua pujança é daqueles momentos que não se esquecem. Tal como ontem, 2º dia e em que o cartaz não podia estar melhor recheado - Primitive Reason, Alice in Chains (confesso que me passou completamente ao lado lol), Placebo - que para ser sincera julguei que pudessem puxar mais pelo público mas não tiveram mal -, Deftones...meus senhores e minhas senhoras...foi um espectáculo mesmo muito bom!!! Chino Moreno, sempre muito próprio e fiel aos fãs não desilude, e o concerto abrilhantou a noite com as variações de notas na voz que são absolutamente brutais e fazem o público delirar, com a intensidade com que canta, com a forma como cativa o público e o à vontade com que se mistura com este...e a nossa bandeira...foi um dos auges da noite!

Deftones

Melhor que Deftones (pronto quasiiii equiparado) só mesmo TOOL! Maynard James Keenan é daqueles senhores da música!!! Há muito esperado (pelo menos 4 anos), deu O concerto! e não desiludiu. Envolto em mistério, sem possibilidade de transmissão, o público fica colado ao palco para ouvir a magia que se produz com efeitos e vídeos que deixam num quase transe (lol). A qualidade do som ao vivo foi de uma qualidade inexplicável, quase como terem metido os cd's a tocar numa gigantesca aparelhagem de excelente qualidade. Mais de uma hora e meia de música da melhor qualidade! Felizmente há quem sabe aquilo que faz, e o gosto com que o faz é brilhante! Infelizmente soube a pouco, porque com músicas entre os 6 e os 11 minutos, o concerto poderia ter durado 3 horas e ainda saber a pouco...queremos mais! lol Pode vir A Perfect Circle agora, os fãs agradecem!

Faltam ainda dois dias de SBSR que vão muito que falar! Há que aguardar!

Vejamos agora...O RiR trouxe para o seu primeiro dia nada mais nada menos do que Shakira, Ivete Sangalo, Jamiroquai e os magníficos D'zrt - a bela da combinação açúcarada que, pelos vistos, arrebata os corações da juventude moranguista, vá-se lá saber porquê... na minha opinião, para quem esteve presente há dois anos no RiR as espectativas para este ano ficaram aquém, suponho. Ainda assim a vontade de "construir um mundo melhor" deve ser incentivo suficiente para percorrer um cartaz que, a mim, não diz absolutamente nada na globalidade, se bem que a vinda de Roger Waters e Red Hot Chili Pepers sempre apimenta aquilo!ahahah

Mas ainda bem que o Mundo é composto de gostos tão diferenciados. A base é a mesma: a música. Dois grandes eventos vão dando cor e vida à cidade, vão dando música que dizem muito a muito boa gente, que tocam corações, que tentam mudar mentalidades, que simplesmente encantam...a música é assim um veículo de uma qualquer mensagem, uma forma de arte que deve ser tão pura e sincera quanto pintar um quadro ou escrever um poema.

Que se inspire este país, que se dê uma nova lufada de ar fresco...vem aí o Verão e há muito mais festivais que vão marcar pela música, pelo convívio, pela diversão...ingredientes que ficam para recordar! :D

9 comentários:

Anónimo disse...

Esses ajuntamentos pá, não gosto nada disso :P
Bem, agora fora de brincadeira lol.
Eu cá por mim apoio o Super Bock Super Rock em detrimento do Rock in Rio. É produção nacional, só para começar. Tudo bem que grande parte dos artistas vêm de fora e tal. Mas o SBSR já faz parte da cultura musical portuguesa. Quanto ao Rock in Rio, enfim. Rock in onde? Rio ou Lisboa? Como é?
E meterem lá essa escumalha dos D'Zert(ou lá como se escreve), tenham dó lol.
Gosto muito da Ivete e acho bem que cá venha. Mas podia vir ao SBSR, não ficava deslocada, acho eu...
Eu não sou muito de festivais, mas SBSR sempre ;)

Anónimo disse...

Bem... por onde começar...
Talvez pelo primeiro dia, ok. 'Bora.
Primeiro dia com um cartaz que prometia. Ramp, Moonspell, Soulfly, Whitin Temptation e Korn. Gostei bastante do concerto de Ramp, talvez porque foi a primeira vez que os vi sem me preocupar em proteger a minha rica vidinha.
Moonspell... aquela máquina está sempre mto bem afinada! Fernando Ribeiro sabe bem como agradar aos fãs e atrair as atenções. O coro em Alma Mater demonstra exactamente isso.
Qto a Soulfly, no dia 25 fazia precisamente 2 meses que os vi na Garage e tb ñ desiludiram. Contudo acho que qualquer dia vamos deixar de falar de Soulfly e passar a falar de Max Cavalera e mais 3. Marc Rizzo e Bobby Burns têm boas presenças em palco, mas o Max será sempre o Max. Basta ver a reacção do público sempre que ele entra em palco. Impossível não admirar aquele homem! Agradável surpresa ao chamar o Richie Cavalera ao palco e assim cantarem a mítica Bleed e a Tree of Pain. O público agradece! ;) "Polícia, para ke precisa?!", quem lá estava sabe bem a moshada que foi com esta cover dos Sepultura. E a Roots... fã que é fã de Soulfly tem que ter um carinho especial por esta. =) Concerto bom, embora que curto.
Whitin Temptation... não vi e tb ñ tenho mta pena de nao ter visto. A cena gótica passa-me um pouco ao lado.
Relativamente a Korn, confesso que ia com as expectativas bem em baixo. Primeiro devido aos cd's terem caído em qualidade e porque os concertos que vi deles... souberam sp a pouco. Detesto sentir que o Jonathan Davis está distante do público. E o som... meu Deus! Aquele ínicio da Falling Away From Me foi de arrepiar a qualquer fã ou simples apreciador da dita música. Mau demais! =/ Valeu pela Blind e curta ADIDAS, mas qualquer dia desisto de ver Korn ao vivo.

Dia 26...
Dia lindo para qualquer fã de Tool. Como tu tão bem disseste, foram 4 penosos anos à espera do próximo concerto. Lembro-me tão bem de acabar de sair do Restelo, ainda com a cabeça no universo Tool, sem dizer uma palavra a ninguém durante 30min e pensar, "Fdx! Tenho que os ver outra vez!"
Mas comecemos por Primitive Reason. Iguais a si próprios, o amigo dos Primitive impede-me sequer de tecer qq crítica menos boa ao concerto. ;) A "Hipócrita" é sempre aquela base.
Deftones, o bilhete não engana. A primeira vez que os vi foi na 7ª edição do Super Bock no Coliseu. Agora na 12º edição cá estão eles de novo. Chino sempre em grande. É o oposto do Jonathan, mantém sempre aquela cumplicidade com os fãs e não tem medo nenhum de ir lá à frente retribuir o calor humano. Mesmo com uns quilinhos em cima, os Deftones estão bem vivos! =) Be Quiet And Drive, grande medley do Adrenaline, My Own Summer, Change In the House of Flies... quem gosta de Deftones ñ ficou desiludido. Agora falar da surpresa da noite, a Passenger! Como fã de Deftones e Tool, tinha a pequena esperança que o Maynard se junta-se ao Chino e a cantassem. Ela bem foi tocada e aos primeiros acordes era tudo maluco porque "vem aí o Maynard pa cantar esta!". Tal não aconteceu, o Chino deu conta do recado sozinho. Isso não se faz... porquê?! Maynard, tu tavas no backstage!!!
Alice in Chains e Placebo... ou andava a aturar gente bebeda ou às voltinhas, por isso... não sei que se passou.
E eis que às 00.45h, chega o grande momento. Os enormes Tool entram em palco. Que dizer deste grande momento?! Amo Tool, para mim são A Banda! Expectativas altas? CLARO QUE SIM! São os TOOL!!! Aos primeiros acordes o tempo parou, naqueles momentos deixámos tudo e entrámos de novo (4 anos à espera na maldita porta que não abria!) no universo Tool. A Stinkfist... nós, fãs acerrimos de Tool, sabemos bem o poder daquelas palavra, "Not enough, I need MORE!" ou então a magnifica frase "How can this mean anything to me? If I really don't feel a thing at all!". Ao pé de mim, estavam italianos, espanhóis e todos nós estavamos com um brilhozito nos olhos, porque eles estavam ali e a tocar as músicas que tocam cá dentro. Podia falar ao pormenor de todas as músicas que foram tocadas, mas era apenas dar seca. Os Tool são únicos, tocam como ngm (aquela bateria...) e o Maynard bem que podia dar umas liçõeszinhas ao Jonathan de como agarrar o público. Aos 4 magnificos... Voltem! Soube mm a mto pouco! Para a próxima, exigo que toquem o Aenima e Lateralus do ínicio ao fim! Não me contente com menos que isso!
E assim acabou este Act1, com grande tristeza minha. Deixa saudades... pela boa música, pelo bom ambiente e os Tool... :'( Raio de amor...
Lamento não falar da Quinta dos Portugueses, mas ñ prestei atençao nenhuma ao que por lá passou. Culpem os Tool que me ocuparam o pensamento os 2 dias!

Qto ao Rock in Rio... nem sei que dizer. Fui em 2004 ao dia "mais pesado" e saí de lá a dar graças a Deus porque o bilhete me tinha sido dado. Ok, vi Metallica mas de resto, nao foi mt do meu agrado.
A única condição que pos para ir ao RIR foi a ida dos Tool ou então uma reunião dos Pink Floyd. O SBSR deu-me a prenda de trazer Tool, o RIR gozou cmg e só me trouxe o Roger Waters. Nao pensem mal, tenho em grande estima o mítico vocalista dos Pink Floyd... mas te-los de novo juntos seria algo único. Sim, ele escreveu o Wish You Were, escreveu as músicas do Dark Side of The Moon (um dos cd's mais vendidos de sempre!), mas ñ é o suficiente.
O cartaz ñ me agrada e até fico contente por ser um bocado mau. Sempre é da maneira que não vou nem fico com pena de não ir.
Mas é de assinalar que é bom termos festivais com cartazes tão distintos e em ambos haver imenso público. O que se quer é a oportunidade de escolher e poder ver o que mais nos agrada, e aqui neste cantinho... até não nos podemos queixar mto! =)

Just my (long) 2 cents.
Long Live Maynard!\m/

MoonnooM disse...

Thanks caramela! Foi um óptimo acrescento ao que escrevi!! Nao podia ter dito melhor, aliás se há alguém que é fã acérrimo quer de Tool ou Deftones és tu! Mas ainda que haja quem olhe de lado para pessoas que,como nós, desculpem a modéstia, ouvem BOA música (não vou discutir gostos! tem apenas a ver com as letras, com a batida em si, aqueles acordes, o ritmo e tudo e tudo e tudooooo!), não faz mal! lol Além disso não se pode criar um esterotipo de pessoas em volta dos estilos músicais!!!
Quanto a Korn já os vi há 2 anos (como o tempo passa xiça! lol) e pa mim como fã d Korn aquelas músicas míticas como Falling Away From Me, Freak on a Leash, Did My Time, etc...não foram o suficiente, tava mm à espera d mais! Aliás, só mesmo em 2 ou 3 músicas é que vi o pessoal mexer-se e só p'aí em 2 é que me deu vontade de ir lá pa molhada!lololol O Jonathan tem um microfone que é arte mesmo mas quer dizer, podia realmente largar aquilo e ser mais activo! lolol Mas fogo esse ano foi brutal com Muse! Que espectáculo! Não tava nada à espera!Arrasaram!! Pa mim foram a melhor banda!:p E pronto o ano passado com SOAD...é aquela base!AMEI!E Blasted, há que reconhecer o excelente trabalho deles e a desenvoltura que souberam criar e levar a bom porto! É um exemplo do que o que é nacional é bom!
De resto, Vivas ao Chino e ao Maynard, eles sabem o que fazem!! ahahahah
O pior é a espera por mais...agora só para o ano! lol (Para o ano ou com muito sorte conseguir ver a BOA reunião que é o 1º dia do Act 2!:p)
Anyway! Thanks pikena! Foi um ganda comment!hehe :D

Anónimo disse...

De facto, Tool foi brutal! Um dos melhores concertos que já vi. As músicas do novo albúm funcionam muito bem ao vivo. Realmente foi tão bom que soube a pouco. Podiam era ter demorado ainda menos tempo porque tinha esperanças de ainda ver um pouco de Shakira...lol! Brincadeira!

Anónimo disse...

Pop in Rio...
SBSR...
Sinceramente, as unicas duas actuações que me fariam ir até à Belavista era Santana e o magnífico Roger Waters, mas não há 53 euros que resistam.

Infelizmente o Freddy já morreu e não pode vir 'dar show de bola'.

Anónimo disse...

Ó caramela... então não é que tavas lá há dois anos e não disseste nada... eu ali a sofrer a molhada em Muse (se eles já eram para mim The Band após a retirada dos palcos dos Smashing, a partir desse concerto my God... que show!) e pronto gostava de ter partilhado contigo esse momento. Eu só não acho piada é que este ano tu tenhas tido a oportunidade de ver Deftones e eu não (para juntar ao facto que também já perdi Audioslave) que inveja!!!! Mas ainda bem que te divertiste, tou a ver que és mesmo uma gaja da pesada! (Só para acrescentar, há dois anos quando os Korn começaram a tocar, a maior parte do ppl bazou do recinto e foi pa casa, pronto eu nem gosto muito, mas que coisa tão fraquinha!)

Já agora o Rock in Rio (Tejo) como espaço não tá mal, há dois anos apanhei dois bilhetes grátis :) e sempre pude ver um Dave Grohl extremamente à altura. Mas diga-se de passagem que a composição de grupos musicais é por norma muito incoerente, os estilos não ligam muito, mas enfim. O Espaço está bem concebido e os DJ que animam as noites muito bons!!!! Party garantida, embora menor estímulo musical.

Eu cá fico-me por uns concertos rock numa cave em Montmartre e poupa! Beijinhos linda**

MoonnooM disse...

Minha bomboca caramelizada, sabes perfeitamente que não sou só da pesada! lolol Gosto de vários estilos musicais e sabes bem disso! Sou muito complexa!lololol E para quem, como nós, sempre se aventura a escrever, letras como "ai se ele cai vai-se partir" e mais dois acordes, quer dizer...acho sinceramente um bocado ofensivo...
Pena vires cá pouco tempo antes de voltares a viajar, sn metíamo-nos à aventura plos Festivais de Verão, Tiga em pleno Sudoesteeeeee! ahahah ;) *beijinhossssss*

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»