domingo, 15 de outubro de 2006

Porque hoje me apeteceu escrever...



Porque hoje apeteceu-me escrever...porque foi um momento que me fez escrever...

O dia foi curto.

Acordar tarde, aproveitar o resto do dia para ver uns filmes e comer bolinhos com a amiga. Mas, ao ir para casa, e olhar para aquele céu bastante cinzento com um toque de laranja das luzes da cidade e sentir a chuva cair de mansinho fez-me sorrir...porque o momento era perfeito. Porque eu estava em sintonia com o mundo...

A noite está bastante calma...é possível ouvir o simples gesto das árvores a balancear os seus ramos, e o vento ajuda criando uma bela melodia. Isto não é escrever por escrever, é um daqueles momentos em que tudo faz sentido...é a poesia da natureza que se manifesta nos poucos momentos em que nós não fazemos barulho. Aquele barulho que ensurdece toda a gente, que nos remete para longe do que é realmente importante...o nosso Ser.


A noite está de chuva miudinha que cai timidamente em pequenas gotas que metaforicamente poderia considerar uma limpeza à alma...foi isso que senti. Soube bem. E eu detesto chuva! Gosto da chuva quando estou em frente à lareira, a ouvir chover, a ver o céu iluminado pelos relâmpagos, a ver a força da natureza no seu espectáculo grandioso. Mas hoje...fez-me sorrir...foi um carinho...parece ridículo não é?! Mas enquanto caminhava pensei – “ficava aqui, sentada neste banco de jardim molhado, a sentir o vento que passa por mim ao de leve e me embala no meu caminho...o silêncio tem a sua música e o vento faz cantar as árvores num momento perfeito...”.

Porque será que não nos deixamos envolver mais vezes por estes momentos, ou porque será que os deixamos passar despercebidos? Às vezes é preciso tão pouco para nos sentirmos felizes...será assim tão difícil permitirmo-nos sentir, perceber o que isso significa para além do verbo?


«Poesia do Coração


A inteligência da cabeça não é inteligência nenhuma; é conhecimento. A inteligência do coração é a inteligência, a única inteligência que existe. (...)

A inteligência do coração cria poesia na sua vida, dá dança aos seus passos, faz da sua vida uma alegria, uma celebração, uma festividade, um riso. Dá-lhe sentido de humor. Torna-o capaz de amar, de partilhar. Essa é a verdadeira vida. A vida que é vivida com a cabeça é uma vida mecânica. Você torna-se num robô. (...)

A vida é do coração. A vida só pode crescer através do coração. É no solo do coração que cresce o amor, que cresce a vida, que cresce o espírito. (...)

Olhe à sua volta! As vidas das pessoas estão absolutamente envenenadas, envenenadas pela cabeça. Elas não conseguem sentir, já não são sensíveis, nada as entusiasma. O Sol levanta-se, mas nada amanhece nelas; elas olham para o Sol de olhos vazios. O céu fica cheio de estrelas – a maravilha, o mistério! -, mas nada se agita nos seus corações, não surge nenhuma canção. Os pássaros cantam – o homem esqueceu-se de cantar. As nuvens aparecem no céu e os pavões dançam e o homem não sabe dançar. Ele tornou-se um aleijado. As árvores florescem – e o homem pensa, nunca sente, e sem sentir não há floração possível. (...)

A inteligência real é a do coração. Não é intelectual, é emocional. Não é como pensar, é como sentir. Não é lógica, é amor.» - Por Osho

5 comentários:

Anónimo disse...

Porque por cada momento que nos sentimos viver, cada memória é sempre acompanhada de um conjunto de sons, de odores, de uma paleta de cores, do ambiente donde aconteceu e que fez acontecer aquele momente que para sempre queremos recordar. Porque sentir e viver não tem sentido sem um pano de fundo que o torne história, que nos faça perceber que aquele é um ou o momento que tanto ansiamos, que queremos repetido e perpetuado. As paisagens mudam ao sabor da corrente da vida, mas estão sempre lá, para ser desfrutadas e fazer a vida brotar em cada recanto.

Beijinhos linda, estou longe mas estou sempre contigo. E sempre mais feliz quando tu te sintas bem!

Dulce disse...

Vinha aqui deixar um 'obrigada' pela tua passagem pelo meu blog e pela mensagem amorosa que por lá deixaste... mas... fui surpreendida com um 'porque hoje me apeteceu escrever..."

e a mim apeteceu-me comentar...

é incrivel... mas senti algo muito semelhante um dia destes...
apesar de já ser outono tem estado imenso calor por aqui (30 graus...) mas há poucos dias fui surpreendida pela chuva. Num dia solarengo chegou sem aviso.

E eu, que sou como tu (e como a maioria das pessoas que conheço: só gosta de chuva quando está à lareira ou na cama quentinha...) não me incomodei com a chuva.

Não corri, não procurei um abrigo, não barafustei com os meus botões aquelas coisas tipo "só me faltava esta!" etc etc...
Continuei o meu trajecto, sentindo os chuviscos no rosto, semicerrando os olhos de prazer... lembro-me que estava a ouvir 'by my side'/ben harper no mp3 e senti-me quase a flutuar... à minha volta o trânsito ficou subitamente caótico, as pessoas na rua completamente desorientadas... e eu... relaxadissima, felicissima, a flutuar, a levitar... ;)

Não me lembro nunca de ter chegado ao elevador do prédio, olhar-me ao espelho, ver-me despenteada, encharcada... e sentir-me tão bem..! ;)

Claro que apesar deste episódio (único!), o sol continua a ser a minha fonte de energia e de bem-estar... mas a verdade é que aquele bocadinho à chuva foi um 'momento' irrepetivel e inesquecivel...

Como tu tao bem disseste no post: damos tanta importancia a coisas irrelevantes que às tantas não sabemos dar valor às pequenas coisas da vida... às coisas mais simples, quase banais... mas que são as mais próximas da perfeição...

Um grande beijinho o sincero desejo de que encontres na vida muitos mais momentos perfeitos..
como o foi esse fim de tarde outonal...

MoonnooM disse...

Que bommmmmm!!;) Fico contente por saber que há mais alguém por aí (de momento distante lol) que percebe o que escrevi!;)*beijinhosss*

Anónimo disse...

tao belo...tao belo mesmo...a sintonia do mundo...eh mesmo isso.

apesar de nao gostar mt de osho, gostei dessa relaçao :) es um ser mt bonito claudinha tu sabees disso :) ***

MoonnooM disse...

Ana, n sei s conheces akela música "Warning" dos Incubus...mas eu arranjo-te!:p Mas deixo-te aki um cadito da letra pa pensares (mais à frente!:P) ...sim, pk eu axo k é mt mais fácil perdermo-nos de nós mesmos do que nos encontrarmos! Isso reker mta paciência, tempo...vontade! Que às vezes não temos! Olhar pa dentro d nós deve ser dos exercícios mais dificeis da vida...muitas vezes n keremos ver o k lá esta...ou n keremos enveredar pelos caminhos k deveríamos...Eu sei k tu Tens Força! Tu És uma força da natureza! E sabes bem disso! E akilo n n nos mata torna-nos mais fortes! Sei k vais ultrapassar esse obstáculo, fechar os olhos, e aproveitar akele vento do Tejo para seguires o TEU caminho!
FIco feliz por todos os que aqui passaram já se terem permitido sentir o vento de Outono na cara, a chuva no corpo e a sintonia...essa coisa maravilhosa, razão de um qualquer Sentido sublime! Obrigada! É mt bom saber que não estamos "sozinhos"!:)

«Warning

Bat your eyes girl
Be otherworldly
Count your blessings
Seduce a stranger
What's so wrong with
Being happy
Kudos to those who
See through sickness
When she woke in the morning
She knew that her life had passed her by
And she called out a warning
Don't ever let life pass you by
I suggest we
Learn to love ourselves before it's
Made illegal
When will we learn?
When will we change?
Just in time to
See it all fall down
Those left standing...will make millions
Writing books on the way it should have been
When she woke in the morning
She knew that her life had passed her by
And she called out a warning
Don't ever let life pass you by
Floating in this
Cosmic jacuzzi
We are like frogs oblivious
To the water
Starting to boil
No one flinches
We all float face down
When she woke in the morning
She knew that her life had passed her by
And she called out a warning
Don't ever let life pass you by» - INCUBUS

Não deixem a vida passar ao lado! ;) *CARPE DIEM*