quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Lisboa "Menina e Moça"


Aqui


Lisboa menina e moça, menina
Da luz que meus olhos vêem tão pura...



E hoje deu-me para isto...programas culturais?! Que vos parece?!

Este será um grande fim-de-semana, e animado, diga-se! Com a vinda de uma amiga a Lisboa há que tentar mostrar o melhor da "menina e moça" num curto espaço de tempo...mas como?

Verdade seja dita que, apesar de viver nesta linda cidade há 8 anos, não a conheço assim tão bem [e refira-se que a "noção" de "linda" Lisboa foi um processo, para mim!, evolutivo!. Começou por ser a "terrível" grande cidade em que as pessoas são centradas em si próprias sem rasgarem um sorriso ou um 'Bom Dia'; ao presente, do maravilhoso cosmopolitanismo do Chiado, às tradicionais lojas baixistas, aos teatros, aos museus, aos monumentos por 'bravos' erguidos, às paisagens de verde e de mar, chegando ao preciosismo da calçada portuguesa!]. Assim, nada melhor que ir à aventura... Ver roteiros turísticos, agendas culturais ou a Time Out que, por certo, darão a ajuda necessária. E é com base nesta última que passo a enumerar algumas actividades para Outubro! =)

A não perder!:

- 10ª Festa do Cinema Francês: quem não gosta d' "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"? Agora temos oportunidade de visualizar alguns dos melhores filmes que se fazem por terras francesas, sendo que este ano a homenageada é Agnès Verda (Les Plages d'Agnès - este documentário andou pelas salas de cinema mas por acaso não o vi). Fica aqui a programação para Lisboa.

- Amália, Coração Independente: já lá vão dez anos desde que o ícone do nosso Fado partiu e, como que mergulhados no nevoeiro, o saudosismo nacionalista volta à berra para comemorar (todos os anos!) a memória da fadista. Desta feita, é o CCB pela mão da colecção Berardo, que nos traz uma nova perspectiva da "fadista através de documentos, pinturas e filmes". Já sabem que a entrada é grátis.

- Festa no Chiado: haverá algo melhor que festas no Chiado?! Já vai na sua 13ª edição e o Centro Nacional de Cultura promove "oito dias de festa com concertos em igrejas e teatros, uma feira de alfarrabistas, exposições, visitas guiadas e acções de rua". É grátis e dá vida ao Chiado, é só ir procurando!


- 2ª Edição do Lisboa Restaurant Week: fantástico! Espero que o projecto, a julgar pelo aumento da procura, tenha vindo, definitivamente, para ficar. Aqui está uma óptima ideia (para nós apreciadores de boa comida) aliada a fins sociais.

Para quem não conhece, o conceito é "democratizar a restauração de qualidade" através da associação de restaurantes conceituados (e caros! - Eleven, Faz Figura, Bocca, Olivier, Kais, Conventual, etc. etc.) que fazem menus de 20€ (entrada, prato e sobremesa), sendo que 1€ reverte para instituições de solidariedade social (Ajuda de Berço e Janela Aberta, por ex.).

Esta 2ª edição decorre de 8 a 18 de Outubro e é de aproveitar!=D

- MUDE Museu do Design e da Moda: "Ante-estreia, Flashes do MUDE", a partir de dia 11 Out., deixou-me com vontande de correr! A Time Out escreve que esta exposição terá "um conjunto de peças que protagonizaram mudanças profundas ao longo do século XX, tanto no design como na moda." Poderia ser mais interessante?! Claro que sim! =)

Ao nível do design, a exposição terá peças de Russel Wright ou Le Corbusier, para citar exemplos. Mas o que realmente amei é que a atenção dada à moda sendo os eleitos - Vivienne Westwood, Jean Paul Gaultier ou John Galliano, por exemplo.

Aiiiiiii como adoro o Galliano! =D

- Last, but not the least, algo que me é muito querido... a Festa da Índia, no Museu do Oriente. Vai estar patente de 8 a 24 de Outubro, com uma série de actividades - desde massagens indianas, passagem de modelos de saris, espectáculo de dança kathak, especialidades gastronómicas, aprender a tocar tablas (lindo!), ou fazer tatuagens de henna (que saudades!).. por isto tudo, e muito mais, vale mais do que a pena!!! =D

Que tal, para um fim-de-semana?

Divirtam-se!!!=D

3 comentários:

pling disse...

Muy bien!
Agora queremos o mesmo todos os meses...

E...falaste aí da "Time Out", mas não referiste a "Le Cool Magazine"!
Para mim é bem melhor!!!

Não acredito que não conheças!!!
http://lecool.com/cities/lisboa/newsletters/current.html

Ah...e não esquecer essa coisa maravilhosa que dá pelo nome de "Epilepsia Emocional"...conheces???
http://www.epilepsiaemocional.org/agenda/

Diverte-te!!!!

MoonnooM disse...

Achassss mesmo?!?! =P
Claro que conheço a Le Cool, adoro!Aliás, subscrevo uma série delas (só não consigo perceber a turca! LOLOL) A Epilepsia, por outro lado, reconheci quando fui ver. Já me tinham falado nisso mas pelos vistos estava esquecida...imperdoável! LOL
Todos os meses, bem, porque não tentar?! Se me disseres que fizeste algo deste programinha (ou que pelo menos ficaste interessado) serei mais assídua!=P

Dulce disse...

Só para "eriçar o pêlo":
sabes quem tratou de convencer um coleccionador a adquirir e a expôr a colecção de moda do MUDE que tanto gostas?? ;)))
O mal-amado Pedro Santana Lopes ;))) lol

PS - espero que o fim de semana tenha sido em grande!! :)