domingo, 25 de novembro de 2007

Human Dog?


Ia a passear pela cidade…o fim-de-semana estava muito agradável, ainda que a sombra trouxesse o frio. Tudo normal…


Contudo, não achei normal o que via à minha frente… olhei de lado, e de novo para trás… Não sou de reparar nem de olhar, mas fiquei a pensar naquilo. Ainda me passou pela cabeça o facto de que mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, já dizia o poeta, afinal.


Serei antiquada? - pensei eu. Para mim, aquilo, não fazia qualquer tipo de sentido… Ainda sou do tempo em que os primeiros passos se davam de um qualquer sofá para uma qualquer cadeira, e agradecia-se à fralda o bom almofadado em caso de queda… Mas lá está…os tempos mudam. Ainda assim, continuava sem perceber…


O que vi, foi apenas [sublinho de novo o apenas…não vá ser a minha mente retrógrada a cometer uma incrível gafe ‘securitária’…], uma mãe a passear a filha por aquela calma rua, mas com trela.


Sim, uma trela. Pareceu-me mesmo uma trela… Qual animal de estimação, não vá a criança que mal sabe andar, desatar a correr e não vão os saltos altos não conseguir acompanhar o ritmo. Fiquei tão parva que decidi investigar…


Afinal a “coisa” tem nome. E deve-se ter tornado comum…não sei em que planeta vivo não saber destas coisas…de facto chamam-lhe “trela”…ao menos nisso não me enganei.

Encontrei 'uma' da famosa marca Chicco, e eles escrevem - «Trela segurança ursinho: Permite segurar o bebé ao carrinho ou à cadeirinha, podendo-se usar também a trela segurança ursinho na altura dos primeiros passos para controlar os movimentos do bebé em locais públicos perigosos. O ursinho Chicco torna a trela segurança mais atraente para o bebé.»


Chamem-me o que quiserem…só o nome já arrepia…eu cá não gostei nada de ver uma bebé a ser levada como um cão que se passeia pela rua… but hey, that’s just me.

2 comentários:

Anónimo disse...

Onde eu vi esse referenciado instrumento aplicado a crianças foi nos EUA, há cerca de 3 anos atrás. Na altura tb me espantei, mas rapidamente fui elucidada pela minha companheira que era prática muito comum, não só nesse país como em outros países de expressão inglesa. Se calhar tb sou antiquada, mas concordo contigo quando dizes que tal coisa faz uma certa espécie. Faz-me pensar até que ponto os adultos encaram o tempo que passam com as crianças como uma tarefa e não como um prazer e o que interessa é manter a criança fora de sarilhos enquanto se vai ao café e se conversa com os amigos.

Sei lá eu...

tacci disse...

Nem os cães deviam ter de andar à trela, pobres deles, quanto mais os miúdos. Mas a verdade é que bebés e cachorrinhos, cachorrinhos e bebés, é tudo a mesma coisa. Quanto mais longe das estradas os criarmos e quanto mais os misturarmos, melhor crescem todos.
Um abraço.