quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Os Grandes Portugueses?

Quando, pela primeira vez, ouvi falar no programa julguei que seria mais um documentário sobre algumas das figuras emblemáticas da nossa história. Sim, um pouco de História não faz mal a ninguém, sobretudo em Portugal.
No entanto, quando me apercebi do conceito, de que os portugueses iriam votar para eleger "Os Grandes Portugueses", achei que algo não estava bem. Ainda assim, foi coisa que me passou ao lado. Passo a explicar porquê.
Considero que a ideia até poderia ser engraçada. De facto, Portugal é um país com nove séculos de História, sendo esta edificada com os muitos ingredientes que existem, nomeadamente, culturais, linguísticos, políticos, etc.
Contudo, a ideia peca pelo facto de que, um programa desta envergadura, colocar todos os grandes portugueses no mesmo saco como se a sua importância fosse idêntica, nem se percebendo em que moldes foram escolhidos. Neste caso podemos exemplificar com determinados futebolistas ou mesmo pseudo-actores morangóides colocados em conjunto com poetas, políticos, músicos ou reis. Isto para mim não faz qualquer sentido!!
Depois olhamos para os 10 primeiros, e eu pergunto-me...quem sou eu para determinar quem é O Grande Português? Quem somos nós, incultos, para avaliar a época, os acontecimentos, a personalidade de cada Português, e determinar primeiros, segundos, terceiros ou décimos lugares??? É esta sociedade morangóide, futebulóide, floribelalóide que vai escolher??? EU tenho medo...a sério que tenho medo do que vai sair deste programa! Sim façam todos os documentários que entenderem sobre os 10 primeiros que, mesmo assim, acho que não vai chegar para esclarecer a mente dos nossos portugueses.
Recomendo ainda que visitem http://jp-prometheus.blogspot.com/2007/02/os-minsculos-portugueses.html. E como J. muito bem escreve, teria uma certa "piada" ver Salazar ganhar e, este país, poder finalmente perceber a fraca democracia em que se apoia e questionar-se relativamente ao tipo de futuro pretende criar.
Vivas ao nosso belo cantinho à beira-mar plantado....

3 comentários:

João disse...

Eu se estivesse preocupado com o desfecho da votação, preferia votar numa figura sobre a qual não sabemos quase nada e com uma aura simbólica [como Camões, ou D. Afonso Henriques] do que votar numa das duas figuras sobre as quais sabemos o suficiente para dizer que não têm lugar nessa lista.

Mas como não me preocupa prefiro divertir-me à custa disto ;) dentro do possível...

Dulce disse...

Cara amiga,

não acompanhei o programa mas do que fui lendo através da net fiquei esclarecida o suficiente para o considerar de relevância ZERO.
A intenção até podia ser engraçada, mas a verdade é que a escolha do leque dos 100 portugueses foi um pouco duvidosa... e não muito melhor os que agoram figuram os dez primeiros lugares.

Mais estranho é a "bipolaridade lusa": Salazar foi votado o pior português de sempre numa votação feita na net pelo Inimigo Público. Já no dito programa parece que lidera as votações...
Difícil de entender, não?!

tacci disse...

Credo! Dá vontade de dizer «lagarto, lagarto, lagarto!» e bater com os nós dos dedos na madeira. De qualquer modo, se o Salazar ganhar na TV o que já perdeu na net, isso só diz alguma coisa acerca da televisão que temos e dos blogues que começamos a ter, não é? Por isso os motivos para não desanimar não são tão escassos como isso.
Beijinhos, Cláudia.