domingo, 3 de setembro de 2006

As 7 Antigas e Novas Maravilhas do Mundo: Fazer História!

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo são as mais belas e majestosas obras artísticas e arquitetónicas erguidas durante a Antiguidade Clássica. Foram todas construídas pelo homem, e foram seleccionadas por Philon de Bizâncio em 200 d.C. Actualmente, somente as Pirâmides de Gizé, no Egipto, é que restam da Antiguidade. A selecção de maravilhas de Philon foi, essencialmente, um guia de viagem para os Atenienses, e todos os maravilhosos locais estavam situados junto à bacia do Mediterrâneo, o Mundo conhecido de então.
Os monumentos ecolhidos para a prosperidade, foram:
1- Pirâmides de Gizé
As três pirâmides de Gizé, Keóps, Quéfren e Miquerinos, foram construídas como túmulos reais para os reis Kufu (Keóps), Quéfren, e Menkaure (pai, filho e neto), que dão nome às pirâmides. A primeira delas, Keóps, foi construída há mais de 4.500 anos, por volta do ano 2550 a.C., chamada de Grande Pirâmide, a majestosa construção de 147 metros de altura foi a maior construção feita pelo homem durante mais de quatro mil anos.

2- Jardins Suspensos da Babilónia
Os Jardins Suspensos da Babilónia são as maravilhas menos conhecidas. Até hoje encontram-se poucos relatos, e não foi encontrado algum sítio arqueológico com qualquer vestígio do momumento. Foram construídos pelo rei Nabucodonosor ou Semirisno século VI a.C. O monumento foi construído com seis montes de terra artificiais, terraços arborizados apoiados em colunas de 25 a 100 M de altura na antiga Babilónia, onde vivia. Foram destruídos no mesmo período da destruição do templo.
3- Estátua de Zeus
A estátua de Zeus foi construída em Olímpia no século V a.C. por Fídias em homenagem ao deus grego Zeus. A estátua, construída em ouro e marfim, e decorada com pedras preciosas, possuía 12m de altura. Após 800 anos foi levada para Constantinopla (hoje Istambul), onde se acredita ter sido destruída em 462 d.C. por um incêndio.
4- Templo de Artémis
O templo de Artémis, construído para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, foi o maior templo do mundo antigo. Localizado em Éfeso, actual Turquia, o templo foi construído em 550 a.C. pelo arquitecto cretense Quersifrão e pelo seu filho, Metagenes.


5- Mausoléu de Halicarnasso
O mausoléu de Halicarnasso foi o suntuoso túmulo que a rainha Artemísia mandou construir sobre os restos mortais de seu irmão e marido, o rei Mausolo, em 353 a.C. Foi construído por quatro arquitectos gregos – Briáxis, Escopas, Leocarés e Timóteo.

6- Colosso de Rodes
O Colosso de Rodes era uma gigantesca estátua de Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Foi finalizada em 280 a.C. pelo escultor Carés, da cidade rodiana de Lindos. Tendo 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que entrasse na ilha passaria entre suas pernas, que possuía um pé em cada margem do canal que levava ao porto. Na sua mão direita havia um farol que guiava as embarcações à noite. Era tão imponente que um homem de estatura normal não conseguia abraçar o polegar da divindade. Foi construída para comemorar a retirada das tropas macedónias que tentavam conquistar a ilha. O material utilizado para sua confecção foram armas abandonadas pelos macedónios no lugar. Apesar de imponente, ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a colocou no fundo da baía. Ptomoleu III ofereceu-se para a reconstruir, mas os habitantes da ilha recusaram por achar que haviam ofendido Hélios. E no fundo do mar ainda era tão impressionante que muitos viajaram para vê-la lá em baixo, onde foi esquecida até a chegada dos árabes, que a venderam como sucata.


7- Farol de Alexandria
O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquitecto e engenheiro grego Sóstrato, de Cnido. Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros, próxima ao porto de Alexandria, Egipto. Na torre ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava à distância (tal foi a origem do termo farol). A luz refletida chegava a 50 km de distância, daí a grande fama e imponência daquele farol, daí que o fizeram entrar na lista das sete maravilhas do mundo antigo. À exceção das pirâmides de Gizé, foi a que mais tempo durou de entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. As suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.

As 7 Novas Maravilhas do Mundo
07.07.2007 - esta vai ser uma data memorável. E porquê? Bem, no dia 07 de Julho de 2007 serão anunciados, numa Gala transmitida a nível mundial e em directo de Lisboa, as 7 Novas Maravilhas do Mundo.
Acontece que das Antigas Maravilhas do Mundo apenas as Pirâmides de Gizé resistiram através do tempo. Então, em 2001 foi criada, pelo suiço Bernard Weber, a Fundação "New7Wonders", com a missão de proteger as heranças mundiais por todo o Mundo.
No final de 2005 a Fundação escolheu 21 de entre as 77 candidaturas a maravilhas. Os 21 monumentos nomeados são:
1- Acrópole de Atenas (450 – 330 a.C.) Atenas, Grécia
Construída no cume daquela que ficou conhecida como a "Colina Sagrada“ de Atenas, a finalidade da Acrópole seria irradiar poder e proteção para os seus cidadãos. O símbolo da Civilização e Democracia.

2- Alhambra (séc. XII) Granada, Espanha
Mohammed I, o primeiro rei dos Nazaris – uma das dinastias mouriscas de Granada – converteu um castelo do século IX em residência privada, dando origem ao que conhecemos hoje como a Alhambra. A estrutura, que ocupa uma área de 13 hectares, é conhecida pelos belíssimos afrescos e pelos pormenores do seu interior. O edifício constitui também um dos mais belos exemplos da arquitectura mourisca em todo o mundo, sendo uma das atracções turísticas mais visitadas na Europa.
Símbolo da Dignidade e Diálogo.

3- Angkor (séc. XII) Cambodja
Angkor é o monumento mais importante do império Khmer do sudeste da Ásia e o maior templo sagrado do mundo. Construído durante o reinado do rei Suryavarman no início do século XII, Angkor é famoso pela complexidade de detalhes e pela sua extraordinária beleza. Com fossos de água, muralhas concêntricas e a magnífica montanha onde se situa o templo localizada no centro, Angkor simboliza o cosmos hindu, com os oceanos em volta e com o monte Meru como centro do universo.
Símbolo de Beleza e Santidade.

4- Pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.) Península de Yucatan, México
A pirâmide em Chichén Itzá (anterior a 800 d.C.), Península de Yucatan, México,Chichén Itzá, a mais famosa Cidade Templo Maia, funcionou como centro político e económico da civilização Maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac-Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitectónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização Maia.
Símbolo de Culto e Conhecimento.

5- Cristo Redentor (1931) Rio de Janeiro, Brasil
Esta estátua de Jesus, com cerca de 38 metros de altura, situa-se no topo do morro do Corcovado com vista sobre o Rio de Janeiro. Projectada pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e concebida pelo escultor francês Paul Landowski, é um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo. A estátua levou cinco anos a ser construída e foi inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se o símbolo da cidade e do afável povo brasileiro, que recebe quem os visita de braços abertos.
Símbolo de Hospitalidade e Abertura.

6- Coliseu de Roma (70 – 82 d.C.) Roma, Itália
Este grandioso anfiteatro foi construído no centro de Roma em honra aos legionários vitoriosos e para celebrar a glória do império romano. O seu design conceitual mantém a actualidade até aos nossos dias, uma vez que, passados cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do design original do Coliseu. É através do cinema e dos livros de história que hoje temos noção das lutas cruéis e dos jogos que tinham lugar nesta arena, para júbilo dos espectadores.
Símbolo de Júbilo e Sofrimento.

7- Estátuas da Ilha de Páscoa (séc. X - XVI) Ilha de Páscoa, Chile
Descoberta num domingo de Páscoa pelo explorador holandês Jakob Roggeveen, este conjunto de esculturas de pedra com 25 metros de altura continua a intrigar historiadores e arqueólogos quanto à sua origem. Segundo se crê, uma comunidade de origem polinésia ter-se-á estabelecido aqui durante o século IV, dando início à invulgar tradição da escultura de grandes dimensões. Estas enormes figuras de pedra, conhecidas pelo nome de Moai, teriam sido erigidas entre os séculos X e XVI e desde então não param de fascinar o mundo inteiro dotando a ilha de uma atmosfera mítica.
Símbolos de Mistério e Espanto.

8- Torre Eiffel (1887 - 89) Paris, França
Criação do Gustave Eiffel, esta magnífica torre de aço tornou-se o símbolo não só de Paris, como de toda a França. A estrutura é não apenas um ponto de referência reconhecido em todo o mundo, mas talvez mesmo a obra arquitectónica mais conhecida do mundo ocidental. Foi, até à construção do Empire State Building, a estrutura mais alta feita pelo homem. A torre é visitada por seis milhões de pessoas todos os anos.
Símbolo de Desafio e Progresso.

9- The Great Wall of China (220 B.C and 1368 - 1644 A.D.) China
A Grande Muralha da China foi construída para ligar fortificações já existentes, criando um sistema de defesa unificado que impedisse as invasões do território chinês por tribos mongóis. É o maior monumento já construído pelo homem e o único visível do espaço (ao que consta afinal já não é bem assim...). Muitos milhares de pessoas pagaram a construção desta estrutura colossal com a própria vida.
Símbolo de Preserverança e Persistência.

10- Basílica de Santa Sofia (532 – 537 d.C.) Istambul, Turquia
Basílica de Santa Sofia foi construída durante o reinado do imperador Justiniano (532 – 537 d.C.), quando o império bizantino se encontrava no auge do seu poder e influência. A gigantesca cúpula, que constitui a sua característica arquitectónica mais marcante, tem desde então servido de modelo para a construção das mesquitas islâmicas. De facto, após a queda de Bizâncio, a Santa Sofia foi convertida em mesquita otomana. Actualmente o monumento é um museu que contempla tanto a religião cristã como a muçulmana.
Símbolo de Fé e Respeito.

11- Templo de Kiyomizu (749 – 1855) Quioto, Japão
Concebidos no ano de 794 d.C., os palácios e templos de Quioto foram as residências dos shoguns e dos imperadores do Japão durante mais de 1000 anos. O imperador japonês é entronizado no Palácio Imperial Gosho. Entre outros edifícios dignos de referência, encontram-se os complexos de templos de Higashi Honganjie Nishi Honganji, o Templo Kinkakuji com o “Pavilhão Dourado”, e o Templo de Kiyomizu , templo das “águas cristalinas”. São vários os monumentos de Quioto que foram destruídos e por várias vezes reconstruídos durante o curso da história, encontrando-se hoje entre os locais da Ásia classificados como Património Cultural da Humanidade
Símbolo de Claridade e Serenidade.

12- Kremlin e Praça Vermelha (1156 - 1850) Moscou, Rússia
Inicialmente construído para residência de Ivan I, o Kremlin foi a residência oficial dos Czares até à Revolução Russa de 1917. Actualmente, abriga o gabinete oficial do presidente russo. Em frente ao Kremlin, encontra-se a Praça Vermelha, uma praça imponente e exuberante que muitas pessoas associam às infames manifestações do primeiro de Maio. Perto da praça está localizada a Catedral de S. Basílio, construída na década de 1550 para comemorar a captura da fortaleza mongol de Kazan por Ivan, o Terrível.
Símbolo de Espírito e Simbolismo.

13- Machu Picchu (1460 - 1470) Machu Picchu, Peru
No século XV, o imperador inca Pachacutec edificou uma cidade nas nuvens, na montanha conhecida como Machu Picchu (“velha montanha”). Este extraordinário povoado está localizado no Planalto dos Andes, nas profundezas da floresta amazónica e acima do rio Urubamba. Abandonada pelos incas devido a um surto de varíola e após a derrota do Império Inca pelos espanhóis, a cidade foi considerada “perdida” durante mais de três séculos. Foi redescoberta por Hiram Bingham em 1911.
Símbolo de Comunidade e Dedicação.

14- Castelo de Neuschwanstein (1869 -1884) Füssen, Alemanha
O Castelo de Neuschwanstein foi construído numa altura em que os castelos e as fortalezas já não eram necessários do ponto de vista estratégico. Foi, antes, obra da fantasia pura e simples, uma bela composição romântica de torres e muralhas localizadas numa paisagem perfeita de montanhas e lagos. A combinação de vários estilos arquitectónicos e a riqueza de detalhes têm inspirado gerações tanto de crianças como de adultos.
Símbolo de Fantasia e Imaginação.

15- Petra (9 a.C. - 40 d.C.) Petra, Jordânia
Aretas IV (9 a.C. a 40 d.C.). Peritos no domínio da hidráulica, os nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores. Actualmente, os túmulos reais de Petra, para além da fachada de templo helénico, com 42 metros de altura, do mosteiro de El-Deir, constituem exemplos impressionantes da cultura do Médio Oriente.
Símbolo de Engenharia e Protecção.

16- Pirâmides de Gizé (2600 - 2500 a.C.), Egipto
As Pirâmides de Gizé, as mais antigas e únicas sobreviventes das Antigas Maravilhas do Mundo, são testemunho da perfeição na arte e no design nunca posteriormente alcançada. As pirâmides eram a mais pura das construções, e foram concebidas para a eternidade. Símbolo de Imortalidade e Eternidade.
17- Estátua da Liberdade (1886) Nova Iorque, E.U.A.
A Estátua da Liberdade foi um presente oferecido pelo governo francês aos Estados Unidos em honra dos ideais da liberdade e da independência. Constituiu um gesto antecipado de generosidade nacional. Esta enorme estátua tornou-se o símbolo da esperança e da liberdade para muitas centenas de milhões de pessoas que emigraram para os Estados Unidos durante o século XX em busca de uma nova vida em paz e com prosperidade.
Símbolo de Generosidade e Esperança.

18- Stonehenge (3000 a.C. - 1600 a.C.) Amesbury, Reino Unido
A construção de Stonehenge começou por volta do ano 3000 a.C. e foi concluída cerca de 1400 anos mais tarde. Pesando cada uma das pedras aproximadamente 50 toneladas, é considerada uma grande obra da engenharia. Embora não se saiba bem quem construiu o monumento, nem qual a sua finalidade, tem-se especulado que terá sido ou um templo dedicado ao culto de antigas divindades terrenas, um observatório astronómico ou ainda um local sagrado de cultos funerários.
Símbolo de Secretismo e Resistência.

19- Ópera de Sidney (1954 - 73) Sidney, Austrália
Quando o edifício da Ópera de Sidney ficou concluído em 1973, constituiu uma marca geográfica, na verdadeira acepção da palavra, que colocou todo o continente australiano no mapa mundial. Trata-se de uma construção que não corresponde ao que normalmente imaginamos que o edifício de uma ópera deve ser; é, na realidade, uma interpretação completamente abstrata. A capacidade de criar arte abstrata só se desenvolveu após a invenção da fotografia em finais do século XIX, altura em que os pintores começaram a experimentar interpretações cubistas da realidade..
Símbolo de Abstracção e Criatividade.

20- Taj Mahal (1630 d.C.) Agra, Índia
Esta imensa mausoléu foi construída por ordem do Xá Jahan, o quinto imperador mogul muçulmano, em memória da sua falecida e adorada esposa. Construído em mármore branco e rodeado de maravilhosos e elaborados jardins, o Taj Mahal é considerado uma das mais perfeitas jóias da arte muçulmana na Índia. O imperador acabou por ser preso e, segundo se conta, só conseguia então ver o Taj Mahal a partir da pequena janela da sua cela.
Símbolo de Amor e Paixão.

21- Tombouctou (séc. XII) Mali
No século XII, Tombouctou encontrava-se no trajecto das quatro mais importantes rotas de caravanas que abasteciam o mundo árabe e que atravessavam o Médio Oriente, chegando até Espanha. A acumulação de riqueza transformou-a, naquela altura, num dos mais ricos locais do mundo. Esta situação permitiu que aí se estabelecesse uma das primeiras universidades da história da humanidade, a famosa universidade islâmica, denominada Sankore alcorânica, na qual 20 000 estudantes estudavam direito, medicina, retórica, etc. Actualmente, subsiste em forma de mito, assemelhando-se assim a uma outra Antiga Maravilha, os Jardins Suspensos da Babilónia.
Símbolo de Inteligência e Misticismo.

Assim sendo, começou em Janeiro de 2006 um desafio mundial que decorrerá até 07 de Julho de 2007, em que se escolherão as 7 Novas Maravilhas do Mundo. Todos teremos oportunidade de fazer História, porque qualquer um pode votar e ainda recebem um certificado em pdf. Fixe não é?! Vão ao site http://www.new7wonders.com/index.php?id=315&L=3 (está em português também!) e votem...é uma oportunidade para Fazer História! :D